A primeira função de um aroma é a de definir e/ou reforçar um determinado sabor associado ao que estamos experimentando; por exemplo, um aroma de goiaba tem que “goiabar”…tem que cumprir o papel de uma goiaba… e só dela!
Um aroma não carrega conteúdo nutricional e nem carga colateral de aditivos conservantes, estabilizantes, açucares, gordura saturada, glúten, corantes, etc. Nossos aromas são concentrados e quando aplicados, apenas algumas gotas são suficientes para caracterizar e sinalizar um determinado sabor.
Quando desenhamos a empresa Sabor em Gotas e seus aromas, consideramos que o consumidor do novo milênio estaria não só pronto para “manipular os frascos de aromas” como ávido em trazer para o seu domínio as decisões sobre alimentos e bebidas que gostaria de consumir; achávamos também que já era hora de se questionar a “imposição” dos aromas sempre decididos pelos fabricantes dos produtos industrializados.
Em paralelo, observamos um crescente e sério questionamento sobre o consumo de produtos “ultraprocessados”, acusados de serem vetores quase epidêmicos da obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, doenças cardíacas, etc.; mas como resistir ao domínio de um Marketing altamente elaborado e convincente? *
- Como resistir a facilidade/ praticidade do consumo de um biscoito, salgadinho, doces? É só abrir o pacote…
- Como não se render aos aromas/ sabores tão atraentes e prazerosos? talvez, até viciantes como o chocolate?
- Como me convencer e demonstrar a minha família que podemos preparar um produto similar/ aceitável em casa?
A melhor alternativa é a de “arregaçar as mangas” e com algum esforço e dedicação iniciar os trabalhos na cozinha!
Você encontrará centenas de receitas sobre qualquer preparação que tenha em mente, via TV, rede/ sites especializados. Tudo está lá, muito bem explicado e com a indicação de ingredientes disponíveis no mercado perto da sua casa. e o mais importante: com a utilização de ingredientes alternativos, você irá eliminar ou reduzir aqueles itens que precisa controlar em sua dieta ou são totalmente desnecessários.
Chegamos então aos Aromas, ao Laboratório de Aromas “Sabor em Gotas”, que você pode encomendar facilmente pelo site da Sabor em Gotas.
- Sabor em Gotas é só sabor! Sem açúcares, adoçante, glúten, gordura trans, sódio…, sem corantes também!
Não ofertamos uma ciência exata, mas depois de alguns experimentos (comece aplicando 1 a 2 gotas em um copo com água) você se tornará um “aprendiz de aromista”, contamos até com a possibilidade de influenciar seus filhos a se tornarem, químicos, farmacêuticos, engenheiros de alimentos.
*RevMedSaude Consumo de alimentos ultraprocessados associado às desordens metabólicas e nutricionais em crianças. Aline de Sousa ; Débora Laís Justo , v. 4, n. 1, p. 85-100, jan./jun. 2021
Informações gerais sobre os Aromas da “Sabor em Gotas”:
. os ingredientes utilizados na produção são naturais ou idênticos aos naturais encontrados na natureza; não utilizamos materiais artificiais.
. sempre inicie a aplicação dos aromas com dosagens baixas, incrementando gota a gota até atingir a sua satisfação.
> é muito importante “mexer” bem a solução (o produto) antes de seguir adicionando mais gotas do aroma(s).
. com o tempo e aplicações feitas, você perceberá que alguns aromas “colaboram” com outros, ajudam na percepção final do sabor:
.. a baunilha estará sempre ao lado dos “chocolates”, lácteos, caramelo e até “meia” gota por trás do morango, cereja, amora negra, framboesa,…
.. creme de leite, leite, extrato de cacau, também são “coringas” para reforçar outros sabores.
.. o mesmo acontece com o limão siciliano ou tahiti, “levantando” os sabores de laranja, tangerina, maracujá.
. temos algumas restrições ao consumo de açúcares e preocupações sobre a utilização de adoçantes; sugerimos a tentativa de se eliminar o consumo desses ingredientes. Caso considere muito difícil abandonar o hábito de adoçar suas bebidas ou receitas, recomendamos que utilize o mínimo necessário e suficiente para atingir o limiar da sua satisfação, nada além disso.
>mas, experimente tomar café, suco de laranja, iogurte sem a adição de açúcar/ adoçantes…é uma questão de hábito!
Paulo M Barros, diretor científico da Sabor em Gotas.
Químico, farmacêutico-bioquímico, especializado em Bromatologia e Avaliação Sensorial.