Em algum momento da evolução humana, nossos ancestrais neolíticos perceberam que frutas maduras esquecidas em um canto, aos poucos liberavam um “líquido viscoso” adocicado e com odores estranhos mas atraentes; ao experimentar, os dedos serviam bem como uma colher, notavam um efeito de “formigamento” nas pernas, com um gole ou dois a mais, sentiam uma certa alegria contagiante e desinibidora e depois de ingerir várias cuias alcoólicas, chegavam a uma valentia inconsequente, descontrole e acidentes na certa. Pronto, o álcool etílico estava aceito como droga lícita na comunidade.
Depois de passar dias ou semanas correndo atrás da caça para alimentar a aldeia ou correndo da tribo inimiga, o que os homens queriam mesmo era chegar em casa e tomar aquela beberagem, a poção mágica cheia de açúcares e álcool, que restabelecia forças e os laços de amizade com os companheiros e vizinhos, celebrando a vida e a boa saúde! Não devia ser fácil o dia a dia naquela época e ainda sem o fim de semana,…por isso brindamos ainda hoje, a qualquer hora: saúde, salute, salud, santeé, prosit, proost, cheers, na zdrowie, kanpai, skol, lechaim,…(com iniciais maiúsculas e ponto de exclamação no final de cada palavra).
Mais recentemente, talvez depois da pandemia, construtoras e decoradores passaram a procurar pequenos cantos estratégicos em novos layouts, como o “embaixo da escada”, na sala ou área gourmet, adequados para receber uma bancada, banquetas e móveis articulados que quando abertos transformam-se em um perfeito “Barzinho”, local para celebrações!
O que vale mesmo é criar momentos para brindar a vida do casal e do encontro de amigos, o álcool é cada vez menos importante, há muitas sugestões de drinques não alcoólicos, licores com baixo teor (veja nosso post “Licor feito em casa”), e coquetéis com muitas frutas bem ao gosto de nós brasileiros.
Promovendo essa tendência apresentamos nossa coleção de Aromas desenhados para compor seus drinks, coquetéis, batidas, sangrias, com a vantagem de transferir os sabores “em gotas”, veja:
. no espaço ocupado por uma caixa de charutos, você teria 15 a 20 frascos de aromas de frutas diferentes Sabor em Gotas, com 30 ml e bico gotejador
. Aromas naturais ou Idênticos ao Natural,…sempre disponíveis em qualquer estação do ano, estáveis, e com perfil constante de sabor.
. não substituem o visual da fruta em um coquetel mas, nunca irão falhar naquele momento …, como uma fruta ainda verde, sem suco ou pior, “passada”; reforçar e padronizar o sabor das frutas, talvez seja a grande contribuição dos aromas em sua preparação.
. Sabor em Gotas é só aroma, não contém açúcares, adoçantes, gorduras, sódio, corantes, lactose, glúten.
. Aromas de frutas que precisam estar na prateleira do seu Bar: limão siciliano, limão tahiti, laranja, maracujá, côco, pêssego, goiaba, manga, morango, amora negra, abacaxi, uva, cassis, pêra, jabuticaba, cereja,…
. Aromas auxiliares que um Bartender precisa manter embaixo de sua bancada: extrato de cacau, hortelã, canela, baunilha, creme de leite, doce de leite, caramelo, creme irlandês (Bailey’s), creme de avelã (Nutela), café expresso…1 ou 2 gotas no copo, na taça, mudam a direção do sabor e o promoveram a um “druída dos coquetéis”.
. Ingredientes preparados: algumas receitas indicam…xarope de açúcar, xarope de limão, laranja…veja o post “Licor feito em casa”, temos ali nossas receitas (considere licor de …, equivalente a xarope de …)
. Aromas de rhum e whiskey podem ser considerados como “melhoradores de sabor” de cachaça, amenizando aquela nota típica de óleo fúsel percebida em algumas aguardentes com qualidade discutível.
. Estes aromas também podem ser empregados em bebidas sem álcool!! para turbinar a percepção alcoólica; seus amigos ficaram surpresos…, o coquetel terá cheiro e sabor de whiskey …mas com “zero” de álcool !!!?… somente Sabor em Gotas !
Algumas sugestões de Drinks e Coquetéis:
- experimente as direções que um copo de Campari + gelo pode tomar com 2 a 3 gotas de aroma de laranja Sabor em Gotas…é o sabor clássico da itália ; se utilizar o limão siciliano ou tahiti Sabor em Gotas, tornará o drink mais fresco especialmente se ainda incluir 2 gotas de hortelã Sabor em Gotas. Em outro dia, experimente com aroma de tangerina Sabor em Gotas, poderá chamar de Camparina!
- através da “Química Sabor em Gotas” transforme um Campari em uma versão de coquetel de Aperol!… o que acha?
. escolha um copo alto com cubos de gelo, adicione:
. 1 dose de Campari (50 ml)
. 1 dose de espumante
. 3 gotas de aroma de pêssego Sabor em Gotas
pronto!
- Alexander: um coquetel elegante, noturno, o famoso “meia-de-seda”!
- Frequentou todos os salões de festas de 1930 a 1960; oferecido em cálices, as bandejas logo ficavam vazias. Adotamos a versão original, preparado com um bom conhaque:
. 1 dose de conhaque (50 ml)
. 1 dose de Licor de Cacau (veja nossa receita no post “Licor feito em casa”
. 1 dose de creme de leite homogeneizado
. 3 gotas de aroma de baunilha Sabor em Gotas
. cubos de gelo
. coloque todos os ingredientes na coqueteleira, agite bem; sirva em taças e decore com noz moscada ralada.
- Cosmopolitan : outro coquetel clássico e elegante, criado nos anos 70
. ½ dose de Vodka (com choro!)
. ½ dose de licor de laranja (ver receita no post “Licor feito em casa”
. ½ dose de água com gás
. 4 gotas de aroma de limão siciliano Sabor em Gotas
. 5 gotas de aroma de cranberry Sabor em Gotas
. cubos de gelo ; colocar tudo na coqueteleira e bater bem; servir em uma taça tipo martini.
- Tom Collins : a bebida surgiu em Londres na metade do século XIX e ainda hoje é muito requisitada:
. 1 dose de Gin
. 1 dose de licor de limão tahiti (ver receita no post “Licor feito em casa”
. ½ dose água com gás
. 3 gotas de aroma de limão tahiti Sabor em Gotas
. 1 gota de aroma de cereja Sabor em Gotas
. cubos de gelo; bater bem; sirva em copo médio gelado
- Dry Martini : certamente o coquetel de maior prestígio e gerador de discussões em seu preparo. Aqui apresentamos a versão Sabor em Gotas:
. 1 dose de Gin
. 1 dose de vermute seco
. 3 gotas de aroma de laranja Sabor em Gotas
. 3 gotas de aroma de limão siciliano Sabor em Gotas
. coloque na coqueteleira e misture apenas, não bata! Não precisa coar; sirva em uma taça com 2 azeitonas em um palito
- Whiskey Sour : para muitos o drink perfeito, com uma licença poética no nome pois “sour” tem mais o significado de “azedo” e não ácido, devido ao limão na receita; veja a versão Sabor em Gotas:
. 1 dose de um bom Whiskey
. 1 dose de Licor de limão tahiti (veja receita no post “Licor feito em casa”)
. cubos de gelo em copo médio
. não é preciso coar, misture no copo; decore com uma rodela de limão tahiti, deixando cair algumas gotas do suco de limão
- Mojito : clássico coquetel cubano, refrescante e esportivo; o nome romanceado aponta para “pequeno encantamento”:
. 1 dose de rhum branco
. 1 dose de licor de limão tahiti (ver receita no post “Licor feito em casa”)
. 5 gotas de aroma de hortelã Sabor em Gotas
. 5 gotas de aroma de limão tahiti Sabor em Gotas
. ½ dose de água com gás gelada
. tudo na coqueteleira, acrescentar os cubos de gelo, bater bem; servir em copo médio e decorar com ramos de hortelã, casca de limão, etc.