Chocolate Branco vs Chocolate ao leite

Chocolate Branco vs Chocolate ao Leite

São produtos muito diferentes? Ou nem tanto?

Ambos apresentam um importante e similar conteúdo de açúcar e gordura e estão categorizados como chocolate, mas as formulações são muito distintas.

Chocolate branco = surgiu no mercado europeu por volta de 1930 quase 100 anos após as primeiras barras de chocolate aparecerem como as conhecemos hoje; do cacau ele recebe apenas a gordura, a “manteiga de cacau” (25 a 35% de gordura). Segue-se a adição de uma grande quantidade de açúcar (40 a 50%), derivados de leite, aditivos e uma leve aromatização de baunilha. A nossa legislação indica que para ser “chocolate” o produto deve ter no mínimo 25% de sólidos de cacau, assim nosso chocolate branco pode ser chamado de chocolate.

>nota = o Brasil está em primeiro lugar no mundo no consumo de chocolate branco; segundo pesquisa da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) em 2022 a preferência entre tipos de chocolate no país, estava distribuída assim:

1 – ao leite: 42%
2 – meio amargo: 31%
3 – branco: 18%
4 – amargo: 9%

Chocolate ao Leite = deve conter no mínimo 27% de sólidos oriundos do cacau (aqui também se inclui a manteiga de cacau!!), açúcar, derivados de leite, gordura vegetal, aditivos, etc. Entre os chocolates escuros, é o que apresenta a menor presença de sólidos de cacau, seu perfil sensorial já segue a linha de similaridade entre os outros tipos, mas nitidamente difere do chocolate branco.
>nota = você irá perceber grandes variações de sabor entre as diversas marcas e tipos de chocolate devido a legislação brasileira, para os produtos da categoria “chocolate”, ser muito tolerante e permissiva diferente do que se observa em países avançados. Sugerimos que se informe sobre os ingredientes e quantidades do chocolate que está consumindo.

Nosso objetivo é apenas o de lhe apresentar possibilidades/ alternativas de Aromas de Chocolate que irão viabilizar suas próprias ideias de aplicação, receitas, prazeres de degustação e dietas pessoais.
Na atualidade da web, você pode encomendar os “nibs de cacau” (é a própria amêndoa torrada e quebrada), manteiga de cacau 100%, itens que irão viabilizar a produção de sua própria “base” de cobertura de chocolate, permitindo que reduza ou substitua o açúcar, eliminando a gordura trans, utilizando seus ingredientes veganos, orgânicos, integrais, etc. A partir desse ponto, aplicando os diferentes aromas de chocolate da Sabor em Gotas, você estará no controle de produção de seus chocolates.

Nós da “Sabor em Gotas”, admitimos que somos “chocolate lovers” por isso a coleção de Aromas “Chocolateria” é reforçada, mas não se limite a ela, “qualquer” outro aroma Sabor em Gotas irá combinar muito bem com as receitas de chocolate; veja na aba de Produtos.

Experimente algumas aplicações com o aroma de Chocolate Branco Sabor em Gotas:

chantily de chocolate branco:
>coloque 300g de creme de leite fresco ou de lata (35% de gordura) em uma batedeira, dosar 10 gotas de chocolate branco Sabor em Gotas, +6 gotas de baunilha Sabor em Gotas; escolha se irá colocar açúcar, adoçante ou nada mais; bater por 5 minutos ou até atingir a consistência do chantily.
Nota: a dosagem indicada é apenas de sugestão, permitirá você utilizar o chantily em café, achocolatado, com frutas, waffles, etc…

pudim de chocolate branco, light:
>dissolver um pacote (12g) de gelatina sem sabor em 100 ml de água quente; completar com +100 ml água fria e transferir para uma batedeira.
>adicionar 200g de creme de leite 17% de gordura (1 embalagem); dosar 10 gotas de chocolate branco Sabor em Gotas, +5 gotas de baunilha Sabor em Gotas, +4 gotas de creme de leite Sabor em Gotas; adoçar com açúcar ou adoçante; bater por 5 minutos.
>levar para a geladeira

brigadeiro de chocolate branco:                                                                                                                          >transferir o conteúdo de 1 lata de leite condensado* ( 395g) para uma panela, +2 colheres de manteiga; dê preferência a manteiga de cacau alimentícia
. leve ao fogo baixo até começar a “descolar” do fundo, mexendo sempre com uma espátula plástica, resistente ao calor.
. na primeira indicação que se atingiu o ponto,  adicionar os aromas e homogeneizar bem a mistura, deixe esfriar; pronto!                                                                                                                                                                  >dosar 8 a 10 gotas de aroma de chocolate branco Sabor em Gotas, +2 a 4 gotas de aroma de baunilha Sabor em Gotas

*Na web, você encontrará diversas receitas para preparo caseiro de “leite condensado”, utilizando leite desnatado (sem lactose até) e adoçantes. Entendemos que já seria uma grande vantagem fazer a preparação em casa e reduzir o açúcar e/ou substituí-lo por açúcar cristal ou demerara. Quanto ao adoçante, prefira os naturais e em quantidade mínima que atenda seu paladar.
– para ajustes na receita, utilize leite em pó.
– caso queira reforçar o sabor “leite”, aplique o aroma de leite Sabor em Gotas (baixa dosagem)

chocolate branco batido:
Sugestão ideal para quem está interessado em conter ou perder calorias, mas sem abrir mão de degustar “algum” chocolate branco…aqui na apresentação líquida, quente ou fria!
. sem açúcar, baixa gordura, baixíssima caloria
>escolha um copo longo ou uma caneca grande (para conter a espuma)
>coloque 190 ml de leite semidesnatado 1%, dosar 6 gotas de chocolate branco Sabor em Gotas, +3 gotas de baunilha Sabor em Gotas, +3 gotas de creme de leite Sabor em Gotas; dosar o seu adoçante preferido.
> bater com o mixer ou mini-mixer* diretamente no copo (nossa recomendação!)*

*Misturador Bebidas Ovos Mini Mixer Fuê Portátil Elétrico Recarregável
(uma marca sugerida: Vinwer)
Trata-se de um equipamento muito prático e eficaz para o preparo de bebidas cremosas/ com espuma: café, achocolatado, smoothie, água aromatizada, etc

Rolar para cima