A origem etimológica da palavra cerveja vem do latim “cervesia”, com o significado de bebida fermentada, ligada a deusa Ceres, “a deusa das plantas que brotam”, em destaque os “cereais”; a levedura da cerveja também foi batizada seguindo a mesma origem, a famosa Saccharomyces cerevisiae.
Não é difícil considerar que as bebidas fermentadas surgiram em comunidades de agricultores, particularmente produtores de cereais (há registros com 5 a 6.000 AC); faremos menos esforço ainda para imaginar ânforas+cereais+água+leveduras/mofo = fermentação = álcool !!
A conservação deveria ser um grande problema e muito provavelmente, ervas aromáticas foram incluídas nas fórmulas visando aumentar seu “shelf life” (lúpulo, alecrim, noz moscada, etc); a reprodutibilidade deveria ser outro grande desafio para os mestres cervejeiros, não sabiam o que gerava a fermentação, até que a levedura de cerveja foi identificada por Louis Pasteur por volta de 1860 (Saccharomyces cerevisiae).
Com tanta história compartilhada com os Humanos, a preferência nacional em muitos países, também é utilizada como base para muitas bebidas, drinks e coquetéis*
*drink = além da base alcoólica, apresenta até dois ingredientes adicionados.
*coquetel = três ou mais ingredientes.
“Turbinar” o sabor de um copo/ lata/ garrafa de cerveja com os aromas da “Sabor e Gotas” traz ainda maior diversão e prazer em personalizar a “sua” cerveja:
- Começamos sugerindo os aromas de limão siciliano ou tahiti Sabor em Gotas, 1 ou 2 gotas no copo/ lata/ garrafa…acrescenta uma nota verde e fresca! experimente ainda dosar mais 1 ou 2 gotas de hortelã Sabor em Gotas…
- Outros sabores frutais sugeridos: manga, pêssego, maracujá, jabuticaba Sabor em Gotas, também na dosagem de 1 a 2 gotas por copo.
- As cervejas escuras pedem, extrato de cacau, chocolate suíço Sabor em Gotas.
- O tipo Weiss (feita com trigo) combina com whiskey, cassis, café, caramelo Sabor em Gotas
- Pode ser estranho, mas você poderá evidenciar a nota alcoólica em cerveja sem álcool aplicando o aroma de whiskey Sabor em Gotas.
- Além da praticidade e diversidade de sabores a disposição de um mixologista, os coquetéis preparados com Sabor em Gotas, não sofrem com a diluição, turvação, carregamento de açúcares e eventual nota amarga vinda de um suco, polpa, purê de frutas. Lógico, mantenha a fruta/ pedaços como parte da apresentação visual, mas o sabor reforçado por Sabor e Gotas.