Água para o seu bem!

Água para o seu bem!

 Nunca se falou tanto sobre tema “água”: falta na Amazônia, excesso no Sul, sede ou calor excessivo no resto do país…, saindo do meio ambiente para o meio interno, vamos fazer uma revisão sobre o consumo de água de beber?

Várias organizações de saúde indicam uma necessidade diária de ingestão de fluidos entre 2 – 2,5 litros (35ml/ kg peso) para um adulto; os alimentos contribuem com ± 20% para esse consumo, o que nos leva a necessidade de beber ainda mais 8 a 10 copos de líquido/ dia*, idealmente deveria ser de “água” apenas, mas a vida moderna nos apresenta alternativas de produtos industrializados tentadores, os quais, além da água, nos reservam outros ingredientes e seus efeitos:

. bebidas energéticas: o produto foi inicialmente desenvolvido para repor os eletrólitos perdidos por atletas de alta performance, durante competições de alto nível; não se pensava oferece-los para frequentadores de academias, muito menos para pessoas com baixa atividade física, seu conteúdo de sais, açúcares/ edulcorantes, corantes podem aumentar a pressão arterial e sobrecarregar o trabalho dos rins. Cuidado!

. refrigerantes: há muita informação sobre os efeitos danosos à saúde destes produtos, mesmo assim, a maior parte dos consumidores desconsidera as informações contrárias ao seu consumo. Mesmo versões com adoçantes podem contribuir para o aumento da glicemia, de triglicérides, ingestão de calorias vazias, fatos que estão diretamente ligados a obesidade quase que pandêmica. Cuidado!

outras bebidas prontas para beber: a base de chá, suco/ achocolatados em caixinhas, em garrafinhas, podem carregar enorme conteúdo de açúcares, gordura, corantes, sódio; acostume-se a questionar sobre os ingredientes e seu conteúdo em uma embalagem inteira. Atenção!

– sucos industrializados: com exceção de um suco 100% natural, os demais estão posicionados na mesma categoria dos refrigerantes e nos trazem os mesmos problemas citados acima. Atenção!

*obs1: muitos trabalhos não corroboram a recomendação de se “forçar” a ingestão de água seguindo a regra 8 x 8 … 8 copos de 8 oz = 8 x 236 ml, total de 1.888 ml/ dia > o excesso de água também pode acarretar riscos à saúde!

obs2: sugerimos seguir outra regra: “tudo o que é demais, é muito”; beba água no primeiro sinal de sede e siga uma rotina de reposição de líquido de forma natural; acompanhe a cor da urina, o ideal é apresentar uma coloração amarelo pálida. Acima de tudo, recomendamos seguir a orientação do seu médico.

Como alternativa às bebidas carregadas de açúcares/ outros aditivos alimentares, criamos uma coleção de aromas Naturais e Idênticos ao Natural, apresentados em frascos de 30 ml com bico gotejador, assim você poderá dosar as gotas diretamente no copo, xícara, taça, garrafa térmica, jarra, etc, utilizando a água que consome em casa.

Sabor em Gotas é só aroma/sabor…não contém açúcares, adoçantes, gordura (trans ou não), corantes, sódio, glúten, lactose.

. exemplo: considerando um frasco com 30 ml de aroma de limão siciliano Sabor em Gotas, aplicando 3 gotas por copo com 190 ml, você obterá mais de 200 copos de limonada, com calorias tendendo a zero! Idem para o custo por copo = R$0,17

. se preferir colocar um adoçante, escolha os naturais e aplique o mínimo necessário.

. essa dosagem de 2 a 3 gotas por copo aplica-se a todos os aromas da linha. Para uso em água recomendamos os aromas “refri”: guaraná, cola, laranja, uva além dos frutais,…tangerina, limão tahiti, cereja, pêssego, maracujá, goiaba, abacaxi, amora negra, jabuticaba, etc.

. para crianças e idosos, você poderá criar uma brincadeira com horários/ dias x aromas; alternar com as refeições, criar combinações conforme preferências: “frutas vermelhas”, tudo sem corantes! (morango, maça, framboesa, amora negra), “frutas amarelas” (mamão papaya, maracujá, pêssego), “frutas azuis” (blueberry, uva), “tropicais” (côco, abacaxi), etc.

>acredite, até o aroma de côco, 2 a 3 gotas em copo de água mineral, irá trazer um sabor de água de côco da praia bastante fiel.

Paulo M. Barros – diretor científico da Sabor em Gotas

 

Mayo Clinic. “How Much Water Should You Drink? It Depends.” ScienceDaily. 13 August 2007.

Martinez, H., Morin, C., Gandy, J. et al. Ingestão de líquidos de adultos latino-americanos: Eur J Nutr 57, 65-75 (2018).

 

Rolar para cima