Geleia caseira, todas as frutas!

Geleia caseira, todas as frutas!

A preparação de uma geleia é algo muito simples, rápido e, dependendo dos ingredientes que utilizarmos, poderá atingir uma grande sofisticação e nuncias de sabores, textura, cores, multiplicando o encantamento e alternativas de consumo.

Com uma simples consulta na web, você encontrará dezenas de sites sobre receitas para geleias, alguns com mais de 40 sugestões, decidimos então nos concentrarmos em informações básicas e na divulgação dos nossos “40 aromas” prontos para uso e personalização de sua geleia artesanal!

Todas começam com 4 ingredientes apenas:

Frutas: da estação, de sua preferência…

. sugerimos sempre que possível, adicionar uma parte de polpa de maça devido ao seu alto conteúdo de pectina.

Açúcar: prefira o cristal; o demerara ou mascavo irão carregar seus sabores típicos, a não ser que seja intencional. Você poderá reduzir a quantidade de açúcar aumentando um pouco a adição da pectina; note que o açúcar deve cumprir suas duas funções básicas: adoçar e conservar. Em geral, considere a sua proporção como sendo 50% da quantidade (Kg) de fruta da receita.

Pectina: uma macro molécula natural presente na parede celular de vegetais/ frutas, um polissacarídeo que em meio aquoso, na presença de açúcares e ácido, promove a formação de gel, estabiliza a estrutura e ainda contribui para o brilho da geleia; considere aplicar 1% de pectina* sobre o conteúdo do açúcar da receita.

*na hora de comprar, escolha uma pectina com “deposição rápida” (adequada para o uso com açúcar).

Limão, suco: a pectina tem um desempenho ideal em pH 3, meio bem ácido! Considere adicionar 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão (retire apenas as sementes) para cada Kg de açúcar.

Procedimento básico:

Inicie o cozimento da polpa de frutas em fogo baixo, mexendo constantemente. Quando começar a borbulhar, adicione o suco de limão, mantenha a fervura por uns 30 minutos.

A seguir, adicione o açúcar em partes (reserve 1 ou 2 colheres para misturar com a pectina), mexa bem; siga por mais 30 minutos; antes de encerrar, coloque a pectina e faça uma homogeneização final.

Confira a viscosidade da geleia…, o ponto ideal de geleificação é atingido quando parar de escorrer e sim “despregar” de uma colher; outro teste: tome uma colher de sobremesa com a geleia, coloque-a em um pires…deixe esfriar um pouco, incline o prato; se escorrer líquido ainda, apure um pouco mais.

Aromas: Ao final da fervura, é o momento de incorporarmos também o(s) aroma(s) que escolheu para seu “toque final de sabor”:

>Por que utilizar aromas?

  • Reforçar o sabor da fruta básica empregada na geleia:

Algumas frutas como o abacaxi, manga, uva e até jabuticaba, após o preparo desenvolvem uma nota de “fruta muito passada”, sem vigor,  monótona até…,a geleia quase que “pede” um reforço do aroma original.

Logicamente, estamos lidando com frutas cozidas, é uma geleia!… mas, com os aromas da Sabor em Gotas podemos “recuperar” sutilmente, o desempenho do sabor da fruta fresca, do seu sabor característico.

Proceda gradativamente a dosagem do aroma, gota a gota! homogeneizando a mistura de forma suave, mas completamente. Consulte a aba de produtos para a escolha do aroma.

  • Combinar dois ou mais aromas, criando uma sinergia de sabores ou uma distinção complementar entre eles:

Exemplos de sinergia: maracujá com laranja ; mamão papaia com cassis ; amêndoas com cereja,…o limão quase que combina com todos!

Exemplos de sabores complementares: pera com whiskey ; banana com canela ; abacaxi com hortelã ;

  • Personalização : Com os aromas da Sabor em Gotas você não precisa esperar a “estação certa” ou procurar pela “polpa congelada” da sua fruta preferida,…provavelmente os encontrará na aba de produtos do site: aromas de frutas como blueberry, jabuticaba, cranberry, tangerina, cereja, manga, goiaba, etc.

Para acondicionar a geleia pronta prefira frascos de vidro com boca larga, esterilizados em água fervente, em recipiente colocado ao lado da geleia; envase o produto ainda quente, evite deixar espaço para o ar entre a boca e a tampa do frasco, feche muito bem. (permanecerá bem preservado por 2 a 3 meses).

 

Será um grande prazer recebermos seus comentários, dúvidas, críticas, elogios sobre os textos, receitas e desempenho dos nossos aromas em suas aplicações.

Paulo M. Barros
Diretor Científico
paulo@saboremgotas.com.br

 

 

 

 

 

Rolar para cima