Bebidas Lácteas II – origem vegetal
Atendendo a algumas dúvidas de nossos clientes, concluímos que seria interessante comentar sobre esses produtos que se apresentam como alternativas ao leite de origem animal.
Temos acompanhado reportagens sobre a avaliação sensorial dessas bebidas vegetais e ao nosso ver, a maioria comete o mesmo engano, proposital ou não, em se buscar a referência implícita com o leite de vaca; na verdade o mercado/ consumidores define o produto como “leite de” amêndoas, soja, arroz, castanha de caju,…” diferente dos próprios produtores que não colocam o nome “leite” na embalagem e sim alimento a base de …, embora o restante da apresentação do produto muito se assemelha as tradicionais embalagens de leite.
Entendemos que o painel técnico, responsável por cada avaliação, deveria ser treinado/ orientado previamente na identificação dos quesitos sensoriais para a bebida a base de produtos vegetais; valorizamos a oferta de bebidas à base de cereais, nozes, castanhas, sementes, mantenha-se sempre atento aos ingredientes adicionados, informe-se a respeito.
Colocando em destaque as bebidas à base de amêndoas, utilizando os dados da informação nutricional impressa e considerando o teor indicado de proteínas/ litro de uma das marcas como exemplo, haveria 17 amêndoas por litro (aprox. 3 amêndoas/ copo 200ml), … daí a razão de alguns painelistas considerarem a densidade da bebida como “rala” (os produtores utilizam pasta de amêndoas…não se trata de um item “in natura”, pode conter sal, açúcar, gordura).
Em consequência, o sabor da bebida tem pouca sustentação, abrindo uma larga oportunidade para a aromatização com “Sabor em Gotas”:
Nota: é muito fácil o preparo caseiro de bebida a base de amêndoas:
-proporção 1 : 1 de amêndoas sem sal, não torradas : água mineral ou filtrada
-triturar no liquidificador, passar por uma peneira e consumir no mesmo dia
-utilize a massa de amêndoas em bolos, croquete, omelete,…
. Sabor lácteo: adotando a expectativa dos consumidores para “leite”, indicamos alguns aromas, sempre em dosagens baixas (1 a 2 gotas/ copo 190 ml), que deveram levar o sabor de qualquer das bebidas para um patamar lácteo. (se preferir, combine os aromas entre si e ajuste as dosagens):
>creme de leite Sabor em Gotas
>baunilha Sabor em Gotas
>doce de leite Sabor em Gotas
>côco Sabor em Gotas
. Assim que estiver satisfeito com o sabor lácteo básico, você poderá escolher a aromatização final, utilizando as dosagens usuais de 3 a 5 gotas/ copo 190 ml.
>achocolatado, temos dezenas de variações de sabor > veja na aba de Produtos
>caramelo Sabor em Gotas
>creme de avelã Sabor em Gotas
>amêndoas Sabor em Gotas
>morango, framboesa, amora negra e outras frutas > veja na aba de produtos…
. Adoçantes: nossa posição será sempre de cautela sobre sua utilização, bem como frente ao açúcar, mas neste caso, visando o benefício do paladar, sugerimos utilizar o açúcar demerara ou os adoçantes naturais (stevia, taumatina,…).
. Mixer portátil, sem fio: se possível, utilize um mixer para uma perfeita homogeneização da mistura e formação de atraente “colarinho” de espuma, recomendamos:
Misturador Bebidas Mini Mixer Fuê Portátil Elétrico Recarregável
(uma marca sugerida: Vinwer)
Trata-se de um equipamento muito prático e eficaz para o preparo de bebidas cremosas/ com espuma: café, achocolatado, smoothie, água aromatizada, etc.